Projecto desenvolvidos e em curso dos parceiros da rede Invest Algarve 2.0
A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, no âmbito do Projeto EMPREGO + DIGITAL, parceria resultante entre o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, a CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e a Estrutura de Missão Portugal Digital, está a disponibilizar ações de formação gratuitas.
Estas ações de formação modulares certificadas são gratuitas e podem ser frequentadas por ativos empregados da Região do Algarve que detenham habilitações literárias iguais ou superiores ao 9.º ano. Estas ações de formação irão decorrer em regime pós-laboral, das 19h30 até às 22h30.
Os formandos terão direito a receber subsídio de alimentação (4,77€ por cada dia de formação) e um certificado de participação.
A ACRAL em parceria com o Município de Albufeira para fazer face às severas dificuldades económicas que os empresários atravessam criaram o "Gabinete SOS Empresas" que está em funcionamento nas instalações do CAE – Centro de Acolhimento Empresarial de Albufeira, na Rua das Escolas, desde o dia 2 de junho. O "Gabinete SOS Empresas" é composto por uma equipa multidisciplinar que atua na área contabilística, financeira, bancária, jurídica, apoios, candidaturas, criação de planos de negócio, entre outros domínios.
A ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve em parceria com o Município de Lagos, para fazer face as severas dificuldades económicas que os empresários atravessam, criaram o "Gabinete SOS Empresas" que está em funcionamento na delegação da ACRAL em Lagos, desde o dia 16 de agosto. O "Gabinete SOS Empresas" é composto por uma equipa multidisciplinar que atua na área contabilística, financeira, bancária, jurídica, apoios, candidaturas, criação de planos de negócio, entre outros domínios.
O projeto consiste na realização de um estudo estratégico e plano de ação com metodologias, instrumentos, medidas e ações para o desenvolvimento de sistemas de alimentação sustentáveis e estruturação de cadeias curtas e abastecimento.
O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (PIAAC), concluído em Março de 2019, teve por base alguns instrumentos desenvolvidos no Programa AdaPT, incluindo a utilização dos dados climáticos do portal do Clima. A implementação do PIAAC assume especial importância e premência, considerando que é uma das áreas potencialmente mais afectadas pelas alterações climáticas, em Portugal, e pela dimensão e abrangência do próprio plano. Esta candidatura prevê a Operacionalização e monitorização do PIAAC, através de uma ferramenta de gestão - Balance Score Card (BSC). Intercâmbio e consolidação de conhecimento baseado em casos práticos de adaptação às alterações climáticas, através de interacções com entidades similares à AMAL ou autarquias norueguesas. Capacitação Técnica Elaboração de Guia de apoio à implementação de estratégias municipais e realização de sessões de formação para técnicos municipais. Sensibilização e divulgação Reforço da sensibilização dos residentes, dos promotores turísticos e dos turistas para a importância das adaptações às alterações climáticas, através de campanhas, de micro site e de evento final. Os parceiros deste projeto são a AMAL, a Região de Turismo do Algarve e a KS - The Norwegian Association of Local and Regional Authorities (KS).
O projecto visa realizar eventos culturais nos 16 Municípios do Algarve, contribuindo desta forma para:
Entidade beneficiária
NERA- ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DA REGIÃO DO ALGARVE,
CI - AMAL - COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO ALGARVE;
UNIVERSIDADE DO ALGARVE;
TERTULIA ALGARVIA CENTRO DE CONHECIMENTO EM CULTURA E ALIMENTAÇÃOTRADICIONAL DO ALGARVE